Se você é responsável por uma empresa, e já passou por alguma situação onde não teve tempo para realizar todas as suas tarefas do dia, ou até mesmo tirar um tempo para si, sabe o quanto isso pode ser desconfortável e prejudicial para o seu negócio. Muitas vezes essa situação é ocasionada pela falta de eficiência nos processos da empresa. Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, uma vez disse: “Há sempre mais tarefas produtivas para amanhã do que tempo para executá-las, e mais oportunidades do que pessoas para se encarregarem delas”. A partir dessa frase surge a reflexão:

Como aproveitar ao máximo os recursos disponíveis para executar as tarefas?

A otimização desses recursos só se torna possível com a gestão dos processos. Essa gestão consiste em identificar como ocorre cada processo dentro da organização, encontrar os gargalos (momentos onde ocorrem desperdícios, seja de tempo, materiais ou capacidade produtiva) e então procurar uma forma de otimizar o processo eliminando o que há de desnecessário.

Quando você vivencia os processos da sua empresa no dia a dia, muitas vezes não se dá conta dos gargalos que existem, e de que é possível melhorar a eficiência do seu negócio, justamente por estar acostumado com a rotina da sua empresa. Dessa forma, uma visão externa pode fazer a diferença, por isso, o mapeamento de processos se mostra importante, quando executado, ele poderá ser a solução que procura para diversos problemas que só existem por conta dos processos mal-executados.

Uma vez que você possuir os processos atuando de forma otimizada será visível a economia de tempo, materiais e outros recursos, esses que podem ser empregados em outras áreas da empresa, visando impulsioná-la.